É importante que você conheça bem a configuração dos dispositivos do sistema para saber identificar e corrigir possíveis problemas de conflitos e fazer ajustes caso seja necessário.
1. Determinar e configurar o Hardware
De forma simplista os sistemas operacionais podem ser entendidos como programas especiais que controlam todos os recursos do computador e fornecem toda a base para a execução de outros programas e aplicações. No inicio quando não existia sistema operacionais, os aplicativos tinham de cuidar de tudo.
Para que o desenvolvimento fosse facilitado, criou-se uma camada de software que iria lidar com o hardware e fornecer uma interface amigável para os programadores interagirem com a máquina e cujo o objetivo era oferecer funções simples para as diversas tarefas que um computador pode fazer, tais como somar, ler um dado, gravar algo, imprimir, etc.No início, os primeiros sistemas operacionais eram simples e monoprogramados, com o único programa de usuário em execução. A necessidade de mais programas serem executados ao mesmo tempo fez com que eles evoluíssem para a multiprogramação, suportado a execução de múltiplos programas de usuários de forma concorrente.
Isso foipossível porque o tempo de processador foi distribuído entre os programas em execução. Cada programa é executado em uma fatia de tempo, ou até que um evento solicite a troca do controle do processador.
O escalonamento dos primeiros sistemas baseados em cartões perfurados e unidades de fita era simples. A regra era executar o próximo processo na fita ou na leitora de cartões. Nos novos sistemas multiusuário de tempo compartilhado o algoritimo de escalonemtno é mais complexo.
Imagine que cada processo é único e imprevisível. Alguns passam a maior parte do tempo esperando por leitura e gravação de arquivos, enquanto outros utilizam a CPU por horas, se tiverem chance. Desta forma quando o escalonador inicia a execução de um processo, ele nunca sabe com certeza quanto tempo esta demanda vai demorar.
Para que a execução de um processo não demande tempo demais, os computadores possuem um mecanismo de relógio que causam interrupções periódicas. A cada interrupção de relógio o sistema operacional assume o controle e decide se o processo pode continuar executando ou se já ganhou tempo de CPU suficiente.O escalonamento altera a prioridade em função do tipo de espera a que o processo estava submetido. Desta forma um processo que exige muito processamento tende a ter mais prioridade que a de um processo que exige muita leitura e gravação. Este esquema permite balancear o usuo do processaror entre todos os tipos de processos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário